sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

IF 3 — Vovó, eu não quero crescer




O monte Luo Ying era um lugar sagrado da Montanha da neve mágica; A colina inteira estava coberta com flores de cerejeira brancas e elas nunca iriam murchar. Esse era o lugar onde Shi e eu passamos nosso teste final para nos tornarmos ilusionistas superiores. Tínhamos de usar cada pedaço de floco de neve para bater nas pétalas das flores de cerejeira, substituindo-as pela neve. Me lembro que naquele dia meu pai, minha mãe e a mãe de Shi, Lian Ji, estavam particularmente felizes porque criamos um milagre na história do império da neve. Nem mesmo uma pétala foi deixada nas árvores. Mas a única diferença era que quando a última pétala de Shi caiu no chão, eu ainda tinha um monte de flocos de neve voando no ar.

Quando era hora de ir embora, vovó me levava até o limite da floresta. Eu fui dar um abraço nela e então percebi que suas costas se tornaram mais curvadas e ela chegava somente até meu peito. No passado quando ainda era uma criança eu amava sentar em seu colo.

“Vovó, sendo honesto com você, eu não quero crescer.”

“Ka Suo, você é o futuro rei. Então como você pode não crescer?”

“Vovó, eu costumava pensar que o rei é o superior e tem tudo menos uma coisa: liberdade. Eu amo a liberdade demais. De fato, queria sair do castelo, deixar o reino da neve. Os 30 anos no mundo mortal foram os dias mais felizes que eu tive. Presenciei a agitação e excitação da vida dos mortais. E também Shi. Durante esses 30 anos, eu o protegi com a minha vida, e senti que ele é meu mundo, meu tudo. Vovó, você tem vivido na floresta, não conhece o momento que a neve cai e tudo se torna frio. Muito menos o castelo na neve, onde a neve continuará por dez anos inteiros."

Depois de dizer isso saí da floresta do nevoeiro. Somente quando estava prestes a entrar na cidade Ren da neve, ouvi vovó com uma voz celestial, ela disse “Ka Suo, meu jovem rei, a lótus vermelha irá desabrochar em breve, as estrelas gêmeas se reunirão e a roda do destino começou. Por favor, espere pacientemente ... "

***

Quando Li Luo morreu — Sempre pensei que ela estava morta, enterrada nas profundezas do mar de gelo — sempre tive o mesmo sonho, em meu sonho Shi e eu estávamos andando em uma rua deserta no mundo mortal. Estava nevando muito, então Shi se virou e disse. “Ge, eu estou com frio! Me abrace.” Tirei meu manto e coloquei sobre ele. Então ouvi um som de passos na neve a minha frente e depois vi Li Luo, ela se aproximou, cruzou os braços e olhou para mim. “Meu rei, estou aqui para te levar para casa.” Em seguida ela se virou e se foi, eu queria ir atrás dela, mas não conseguia me mexer. Só podia observar Li Luo desaparecer entre a neve pesada e nunca voltar.

Havia sempre um homem que apareceria no final do sonho — Cabelo branco-prateado, rosto bonito e rebelde, corpo alto, roupão de mágica branca de neve — ele parecia com o meu pai em sua juventude. Ele se aproximou, se ajoelhou a minha frente e beijou minha testa. Ele disse, “Ge, se você não quer voltar para casa, então não volte, por favor, seja livre…”

Então senti um súbito frio e essa pessoa sempre me perguntaria. “Ge, está com frio?” acenei a cabeça. Ele então girou o dedo indicador esquerdo para cima e começou a entoar um feitiço. Lótus de chamas começaram a dançar a minha volta, eu costumava ter um medo excepcional do fogo da tribo do fogo, mas senti calor sincero em vez disso. Quando olhei para cima a fim de ver seu rosto, sua imagem ficou desfocada, então gradualmente se dispersou como névoa.

Desde jovem, fui sempre uma criança quieta. Nunca gostei de conversar com ninguém, exceto Shi. Desde o retorno da floresta de nevoeiro, tenho sofrido de insônia. Toda noite ficava no telhado do palácio, vendo o luar dançando sobre a telha, ouvindo a respiração da floresta de nevoeiro do norte e sorrindo desorientado com o solitário luar em meu rosto.

Não quero ser um rei, quando meus irmãos mais velhos ainda estavam vivos, esperava que quando eu crescesse pudesse ir viver em reclusão na montanha mágica da neve com Shi. Quando disse a Shi sobre meu desejo, lembro como seu sorriso era brilhante e feliz. Ele me disse. “Ge, você tem que lembrar. você deve se lembrar.” No entanto, no momento em que meus irmãos mais velhos morreram no mundo sagrado, nunca mais falei uma única palavra sobre esse desejo a Shi e ele também nunca mencionou nada sobre isso.

Depois que conheci Li Luo, nós dois sentávamos no telhado a noite inteira. Olhando a luz das estrelas dançando, observando a neve caindo cobrindo todo o território do Império da Neve.

Depois da morte de Li Luo, Xing Jiu me deu um sonho que ele queria que eu entrasse. Nesse sonho, eu via Li Luo de branco e ela estava sentada no unicórnio. Eu a ouvi dizendo. “A muito tempo atrás eu era uma pessoa simples e feliz. Todos os dia tinha sonhos doces e profundos até eu conhecer Ka Suo. Todas as noites se tornaram noites sem dormir para ele e assim eu o acompanhava sentando no vasto telhado vazio do palácio, observando a luz das estrelas dançando em seu cabelo branco-prateado ... "

Em minha festa de aniversário de 240 anos meu pai, sentado em seu alto trono de gelo, sorrindo para mim disse. “Ka Suo, eu anunciarei você como o próximo rei do império de neve. Entregarei todo o império para você no seu aniversário de 250 anos.” Então ouvi as palmas dos feiticeiros e astrólogos, adorando-me, mas apenas fiquei no centro com um rosto inexpressivo, meu coração vazio estava cheio com o som do vento.

“Pai, talvez eu seja um melhor candidato para seu o rei.” Shi ficou próximo a mim, sorrindo, mas disse com firmeza.

“Shi, o que você está falando?” O pai olhou para ele e para todo o tribunal dos feiticeiros também.
“Eu disse, talvez eu possa ser um melhor rei que Ka Suo.” Então Shi se virou para mim e sorriu. Ele se inclinou e beijou minha sobrancelha, dizendo. "Ge, meu cabelo cresce mais que o seu." Eu vi minha mãe sentada ao lado de meu pai, olhando para mim com preocupações. E Lian Ji, a mãe de Shi, tinha um sorriso misterioso em seus olhos.

Me lembrei que naquele dia que um feiticeiro altamente respeitado, Fa Ta, saiu e ajudou a acabar com essa situação embaraçosa. Ele olhou para meu irmão e disse. "Jovem príncipe, o rei não é apenas alguém com o poder espiritual forte, assim você não pode substituir seu irmão."

Então Shi caminhou, tocando seu cabelo e disse. "Feiticeiro Fa Ta, mas se alguém como você cujo cabelo é apenas no comprimento dos joelhos se torna o rei, e que alguém queira matá-lo, o que você deve fazer? Quanto tempo você pode ficar como o rei? Feiticeiro Fa Ta, eu quero te matar, o que você vai fazer?" Então Shi se virou e saiu do salão, seu sorriso era imprevisível e maligno. Ouvi seu riso desenfreado ecoando por toda parte de dentro da cidade. Três dias depois, Fa Ta foi encontrado morto em sua sala de feitiçaria, roupas intactas, mas seu corpo se fundiu completamente em água, assim como a morte causada pela magia de fogo dos elfos de fogo.

A morte de Fa Ta fez toda a cidade se afundar em silêncio. As pessoas estavam se perguntando se a Tribo do Fogo tinha se esgueirado para dentro do território do Império da Neve até a Cidade Ren da Neve.

Eu uma vez perguntei a Xing Jiu. “Você sabe como Fa Ta morreu?”

“Sim, mas, por favor, me perdoe, meu jovem rei. Eu não posso contar a você.”

“Você não pode mesmo me contar?”

“Sim, mesmo seu pai não pode saber. Você deveria saber que os astrólogos da cidade Ren da Neve tem a liberdade de ler as estrelas e interpretar sonhos, mas também tem o direito de permanecer em silêncio.”

"Bem, estou cansado agora. Não quero saber mais. Deixe-me fazer uma última pergunta, há alguém da Tribo de Fogo na Cidade Ren da Neve?"

“Meu rei, a resposta é não. Se houver um eu vou te dizer e vou protegê-lo com a minha vida. Meu rei, contanto que haja alguém que te ameace, te protegerei com a minha vida.”

“Então Fa Ta morreu sob a magia do fogo?”

Xing Jiu se virou e saiu sem dizer uma palavra. Neve caiu cobrindo os ombros dele. Eu iria protegê-lo com o meu escudo mágico, mas no final não o fiz. Me virei e fui embora. Quando voltei para o palácio, ouvi a voz celestial da vovó percorrendo a neve, dizendo. “Ka Suo, meu jovem rei, a lótus vermelha irá desabrochar em breve, as estrelas gêmeas se reunirão, e a roda do destino começou. Por favor, espere pacientemente ... "

***

Três meses depois da morte de Fa Ta, a cidade de repente ficou em chamas, o rosto de todos estava refletindo naquelas luzes vermelhas de fogo. Essa era a segunda vez que eu vi as chamas vermelhas depois da guerra sagrada e também o rosto sério e frio do meu pai. O lugar em chamas era o Céu Ilusório, palácio do Ying Kong Shi.

Quando eu cheguei ao Céu Ilusório, o fogo tinha já havia engolido todo o palácio. Eu vi as empregadas do palácio dissipadas no fogo e se transformando em névoa branca, assim como os feiticeiros do império morreram na guerra santa. Pensei em Shi, de repente vi seu sorriso no céu. Eu girei meu dedo anelar e convoquei a neve. Com a neve girando ao meu redor, invadi o palácio em chamas. Shi estava deitado no chão, cercado pela pouca neve restante que o protegeu. Eu peguei-o do chão e o protegi com minha barreira. Vi suas mãos nos olhos; Sangue reluzente não parava de jorrar de seus dedos. Naquele momento eu estava tão devastado, era ele o mundo que eu iria proteger com a minha vida? E foi assim que eu o protegi? Shi olhou para mim com um olho e sorrindo, então ele desmaiou. Antes de perder a consciência ele disse algo para mim, uma palavra, apenas uma palavra. “Ge.”

Eu o segurei em meu abraço e contei ao Shi inconsciente. "Shi, não importa quem quer te machucar, vou encontra-lo e o prender. Porque você é meu mundo.”

***

Xing Jiu estava de pé no altar da montanha mágica da neve no nevoeiro.

“Xing Jiu, você sabe algo sobre o fogo no palácio céu ilusório?”

“Eu sei, meu querido rei. Seu pai me fez a mesma pergunta. Mas, por favor, me perdoe, eu não posso dizer nada.”

“Deixe-me te perguntar. Foi o fogo da tribo do fogo que machucou Shi?”

Xing Jiu se aproximou e se ajoelhou diante de mim com as mãos cruzadas, dizendo. "Ka Suo, meu futuro rei, ninguém vai machucar Ying Kong Shi, acredite em mim. Mas, rei, algumas coisas não são tão simples como você pensa. Ka Suo, meu jovem rei, a lótus vermelha irá desabrochar em breve, as estrelas gêmeas se reunirão e a roda do destino começou. Por favor, espere pacientemente ... "

Depois desse incêndio, Shi perdeu a visão de um olho. Vendo-o usar um remendo de olho[1], meu coração não podia deixar de se sentir triste. Mas ele sempre me disse que estava tudo bem, sorrindo docemente.

Ele se inclinou e beijou minha sobrancelha, me chamando. "Ge.” As flores de cerejeira nunca pararam de cair das árvores chegando aos nossos ombros.

Depois de acontecerem tantas coisas, meu pai começou a se preocupar com a segurança do império e ele parecia considerar entregar o trono a Shi. No entanto, o resultado final nunca foi descoberto, mas todas as vezes que passava por Lian Ji, sempre via seu sorriso misterioso e enfeitiçado. Pela primeira vez, meu pai perguntou a Shi quando estava no grande salão. "Shi, você realmente quer ser um rei?"

Shi respondeu. "Sim, eu quero ser o rei. Gege quer liberdade, por favor, dê a ele sua liberdade. Por favor, dê trono a mim."

O sorriso de Lian Ji se tornou grande, enfeitiçando toda a cidade, todo o reino.

Um dia, sob a árvore de cerejeira, perguntei a Shi. “Shi, você realmente quer ser um rei?”

“Ge, você quer ser um Rei? Já que você não quer, me deixe ser o rei.”

Flores de cerejeiras caíam como flocos de neve; Eu ouvi o som dos pássaros da neve, a neve começou a derreter. Era o sorriso enfeitiçador de Lian Ji.

Outro inverno chegava. A pequena princesa do Palácio do Mar finalmente cresceu. Eu ouvi de muitas pessoas sobre sua beleza e também de seu sangue puro. As concubinas da realeza eram todas do Palácio do Mar, minha mãe e Lian Ji vieram dele. Antes de 130 anos de idade, elas tinham aparência de sereias. Quando atingiam 130 anos de idade, elas viravam as mulheres mais lindas e entravam na cidade.

“Essa pequena princesa se tornará sua esposa, Ka Suo. Ela será a futura rainha.” Pai levou a princesa sereia, Lan Sang, que estava em sua forma humana vindo até mim. Eu vi o belo rosto e sorriso de Lan Sang. Ela se ajoelhou diante de mim com as duas mãos cruzadas e disse. “Ka Suo, meu futuro rei.” Naquele momento, pensei de repente em Li Luo, ela estava nas profundezas do mar, no mesmo nível do Palácio do Mar. Me perguntava se ela se tornaria uma sereia de sangue puro em sua próxima vida. Olhei para Lan Sang, quase pensei que era Li Luo, seus rostos eram quase semelhantes. Ela veio pegar minha mão e nas pontas dos pés beijou minha testa. Então ouvi o riso mau e cruel de Shi.

“Pai, talvez Lan Sang me escolhesse. Por que você deve deixar que ela e Ka Suo fiquem juntos?"

Shi veio até mim e puxou Lan Sang para ele, acariciando-a. "Seu cabelo é branco-prateado puro, você tem o sangue mais puro. Case comigo, eu vou protegê-la de qualquer mal."

Lan Sang disse com um sorriso. “Shi, meu querido jovem príncipe, o único que eu amo é seu irmão. Você é somente um irmão mais novo em meu coração. Na verdade, quando eu ainda era uma sereia, já conhecia seu irmão. Porque eu o amo, quero ser sua noiva. Acredito que ele pode me proteger, me deixando envelhecer junto com ele.”

"É assim?" Shi de repente inclinou em direção ao ouvido de Lan Sang e disse suavemente. "Mas Ka Suo não é o ilusionista mais forte. Por exemplo, eu quero te matar, o que você vai fazer? E o que mais ele pode fazer?”

Com isso ele se virou para sair, seu riso estranho e assustador encheu todo o lugar onde a neve caía.
Um mês depois, Lan Sang morreu sob a árvore de cerejeira. Quando morreu, suas pernas se transformaram novamente em cauda.

Meus pais ficaram com poucas palavras sobre este assunto; Ninguém no palácio foi permitido falar sobre isso. Mas muitas pessoas estavam dizendo que Lan Sang cometeu suicídio. Somente o sorriso de Lian Ji continuou rastejando ao meu redor.

"Vovó, por que as pernas de Lan Sang se transformaram em uma cauda quando ela morreu? Ela já não era humana?"

“Ka Suo, a tribo das sereias sempre foi parceira de casamento da realeza, por causa de seu status nobre e sua habilidade de controlar a água, portanto essa combinação produz descendentes com forte poder espiritual. Essa é a razão por que Li Luo não pôde se tornar a rainha do império da neve. A tribo sereia se torna humana na idade de 130 anos, mas se ela foi humilhada antes de ser oficialmente casada com um príncipe, então voltará a sua forma de sereia. "

“Vovó, você sabe quem humilhou Lan Sang?”

“Eu não sei.”

"Vovó, ela cometeu suicídio?"

"Eu não sei. Ka Suo, eu não sou um astrólogo, Xing Jiu pode ser capaz de te responder."


"Xing Jiu, você pode dizer como Lan Sang morreu?"

"Suicídio, todos os órgãos internos foram perfurados pela água no interior do corpo."

“Por que ela se suicidaria?”

"Porque sua castidade foi tomada e assim, se sentindo humilhada, suas pernas se tornaram uma cauda de sereia, ela estava com muita vergonha para vê-lo. Ela te amava muito.”

“Diga-me quem fez isso com ela?”

"Meu rei, eu sempre lhe disse que não posso te dizer, mas desta vez, eu gostaria de lhe mostrar um sonho. É o seu sonho e há um segredo dentro dele. Não tenho certeza se você pode vê-lo ou não, mas se você pudesse todos os seus problemas ou perguntas seriam resolvidos."

O sonho que Xing Jiu me deu foi a cena em que Shi e eu estávamos tendo nosso teste final de ilusionismo. Shi e eu erguemos nosso dedo anelar esquerdo girando, cantando o feitiço, varrendo os flocos de neve do chão. Entrei e saí do sonho, mas não conseguia entender o porquê Xing Jiu me deu esse sonho. Eu simplesmente não conseguia interpretá-lo.

Até perto do final deste inverno, meu pai declarou solenemente que eu seria o próximo rei. Naquela noite entrei no mesmo sonho novamente e encontrei as respostas para todas as minhas perguntas.

Nesse sonho, quando Shi e eu jogamos o feitiço ao mesmo tempo, meu dedo anelar esquerdo estava girando, enquanto o dedo indicador direito de Shi também se movia sem saber.

Este gesto pertencia à tribo do fogo. Eu vi isso enquanto estava na minha fuga da tribo do fogo.

***

"Xing Jiu, me diga o que você sabe. Quando você descobriu o segredo do Shi?”

“No momento em que li sua fortuna. Eu chequei os seis astrólogos e de seus corpos encontrei a causa das mortes."

“Por que eles morreram?”

"Muito simples, porque Shi usou mágica de ilusão para matá-los. Uma magia de ilusão muito simples que transforma a água de seus corpos em gelo, fazendo perfurar os seus órgãos internos. Só porque Shi é o príncipe, ninguém vai suspeitar dele, muito menos os seis astrólogos, então ele pôde fazê-lo muito facilmente."

“Então e você, Xing Jiu?”

"Quando Shi tentou lançar a magia, eu a bloqueei secretamente. É um truque simples para mim. Mas ao mesmo tempo Shi sabia que eu estava desconfiado dele. Naquele dia, quando todos saíram, ele veio e me disse. ‘Xing Jiu, você é um grande astrólogo, se você for capaz de esquecer o que você leu hoje, então você pode continuar a viver. Se não, você experimentará a maior mágica da ilusão.’ “Então ele sorriu misteriosamente.”

“Por que não deixou os outros lerem a sua fortuna?”

"Porque ele não queria que os outros soubessem que ele conhecia as habilidades de ilusão da Tribo do Fogo".

“E a morte de Fa Ta?”

“Foi Shi quem o matou.”

“O fogo no céu ilusório?”

"Foi Shi quem fez aquilo."

“Então... a morte de Lan Sang? Foi Shi de novo?"

"Ele a estuprou e então ela se suicidou por vergonha."

"Xing Jie, qual é o significado da pintura que você tinha me dado antes?"

"Meu rei, há algumas coisas que eu não posso te dizer agora. E você sabe? Na verdade, quando Shi virou adulto naquele ano, ele me disse para ler suas estrelas. Eu fui o primeiro que leu suas estrelas. Naquele tempo, dei-lhe um sonho, era um sonho que eu nunca tinha visto antes. Estranho, mas bonito. Algum dia eu te darei esse sonho, porque você também é o dono dele."

"Xing Jiu, você pode me mostrar o sonho agora?"

"Não posso. Mas há um sonho que posso lhe dar agora, é o sonho antes da morte de Lan Sang."

Depois de muita conversa, Xing Jiu saiu e dirigiu-se ao Altar Sacrificial das Estrelas. Quanto a mim, fiquei em frente à porta da cidade, olhando em volta. A neve envolveu toda a terra negra; Observei o verde da floresta de nevoeiro que se estendia pelo horizonte e meu coração se sentia triste. No meu atordoamento, ouvi o som de gotejar de água durante a morte de Fa Ta, ouvi o som do desmoronamento durante o fogo no céu ilusório, ouvi a canção noturna de Lan Sang quando ela morreu e então ouvi Shi chamando por mim durante o incêndio. "Ge" Minha lágrima caiu no degrau de mármore branco, transformando-se em gelo.

A voz celestial de Xing Jiu percorreu a vasta terra dizendo. “Ka Suo, meu jovem rei, a lótus vermelha irá desabrochar em breve, as estrelas gêmeas se reunirão e a roda do destino começou. Por favor, espere pacientemente ... "

Naquela noite, sentei-me no telhado do palácio, sob a clara e brilhante lua, entrei no sonho de Lan Sang. No sonho, eu vi a jovem Lan Sang, ela estava nadando no mar de gelo perto da cidade. Ela estava nadando no mar, flexível como uma borboleta. Ao mesmo tempo, ouvi sua voz interior; sua bela voz soava como o canto das sereias legendárias.

"Eu conheço o homem no telhado. Seu nome é Ka Suo, o futuro rei do Império da Neve. Todas as noites eu sempre o vejo sentado no telhado, seus olhos cintilavam como as estrelas. O vento da noite soprava sobre ele e em sua túnica branca como a neve; Seu cabelo voava como cetim suave ao vento. Eu não entendo o motivo dele não estar dormindo. Eu só sei que depois de vê-lo, vou continuar a voltar ao mesmo lugar, imaginando-me junto a ele sob o mesmo céu estrelado.

“Vovó me disse que eu era a mais linda criança do Palácio do mar, eu irei me tornar a futura princesa. Quando eu me tornar adulta, me tornarei sua esposa. Ka Suo, meu futuro rei. Vou acompanhá-lo e sentar no telhado todas as noites, observando as estrelas. Ka Suo, meu futuro rei, por favor, espere por mim. Espere por mim…"



[1] Remendo de olho — Eu não sei exatamente se é um tampão na tradução em inglês, então preferi não trocar e deixar como a Jan traduziu. N.R.

2 comentários:

  1. O livro ser narrado por Ka Suo já me dá uma ideia do que vai acontecer. Mas a personalidade de Shi foi bruscamente mudada no drama e eu achei isso muita sacanagem, porque a gente se apega a ele pra ver um final trágico. Ainda assim, a relação dele com Ka Suo é tão fofa que não consigo sentir raiva dele mesmo vendo ele fazer essas coisas horríveis '-'
    e essa infame roda do destino! Como a odeio!
    Acho que as coisas que eles mudaram na série transformaram ela em algo um pouco alheio demais ao livro, os personagens - em especial Shi e Ka Suo - ganharam proporções que depois eles não souberam lidar, se o final da série é original ou não, de acordo com o livro, não posso perdoar o roteirista por ter tornado Shi doce, inocente, determinado e com um grande coração, só para nos dar o desespero de ver o seu fim.
    Novamente, obrigada por traduzir o livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim uma coisa que me deixou chateada! Eles mudaram o Shi fazendo ele ser inocente, fofo, tudo para a gente gostar mais dele, na verdade ele foi horrível! Mas a musica tema do Shi no drama combina tanto com ele, não tem como se emocionar, no drama ele e Yan Da são meus personagens preferidos, pena que Yan Da não é um personagem do livro!

      Excluir