sábado, 7 de janeiro de 2017

IF 4 — Vida Passada




Quando vi Shi, ele estava de pé junto a nascente do céu ilusório, um reflexo claro dele apareceu na água. As cerejeiras próximas a ele estavam cobertas com neve e os flocos de neve caíam formando pequenas ondas em seu reflexo na água.

“Shi, seus olhos ainda não podem ver nada?”

“Sim, ge. Mas está tudo bem.” Seu sorriso era tão inocente e doce como de uma criança.

“Um olho tão bonito, você suportou queimá-lo?”

Shi me olhou sem dizer uma palavra e, depois de um longo tempo, falou devagar. “Ge, o que Xing Jiu te disse?”

“Nada, mas eu quero ver seus olhos. Agora. Retire seu tapa olho.”

“E se eu disser não?”

“Você não tem escolha porque eu serei o futuro rei e você não.”

“Bem, talvez tudo chegará ao fim.” Shi lentamente retirou o tapa-olho, então eu vi seu olho reluzente, ele não estava ferido, mas com uma íris vermelha ardente.

“Shi, por quê? Por que você aprendeu mágica da tribo do fogo?”

“Porque é poderoso.”

“Para que você precisava de tal habilidade poderosa?”

"Para o maior desejo da minha vida."

“Para ser um rei? Esse é seu grande desejo?”

Shi olhou para mim sem dizer uma palavra.

Eu perguntei. “Shi, você matou Fa Ta?”

“Sim.”

“Por quê?”

“Porque ele me impediu de me tornar um rei.”

“E Lan Sang?”

“Ela morreu por minha causa. Porque ela escolheu você e não a mim, e a sua decisão iria afetar o julgamento do pai.”

“Shi, eu não esperava que você ia ser tornar assim somente por causa do trono.”

“Ge, você pode dizer isso. Uma vez eu te disse, eu tenho um desejo e para realizar este desejo, não hesitarei em sacrificar tudo. Ninguém pode me impedir, ninguém." Shi tocou seus cabelos e disse para mim. "Ge, olhe para o meu cabelo. É tão longo, ninguém pode me impedir."

Quando Shi terminou sua frase, eu perfurei seu peito com a espada de gelo que estava em minhas mãos. Ele olhou para mim e disse. "Ge, eu nunca imaginei que você iria me matar." Então ele se inclinou com um sorriso, e beijou minha testa. "Ge, depois que eu morrer, por favor, seja livre..."

Então fechou os olhos lenta e pacificamente. Deitado em meus braços, ele parecia um bebê dormindo. Seu sangue branco reluzente fluía de seu peito, espalhando-se sobre a neve e lótus vermelhas começaram a florescer. Neve caiu do céu sobre nossos corpos.

Meu cabelo cresceu muito de repente, como se o cabelo de Shi estivesse crescendo em mim.

Eu me virei e vi a vovó parada, seu sorriso ainda estava tão calmo e pacífico como antes. A maneira como ela me chamou era como o passado quando eu ainda era criança, ela disse, "Ka Suo, meu querido príncipe." Caminhei e a abracei forte como uma criança, chorando tristemente.

***

Na floresta do nevoeiro, eu estava na casa da vovó, o lugar onde cresci e onde as gargalhadas de Shi pareciam permanecer no telhado. Vovó estava penteando meu cabelo. “Meu rei, seu cabelo está tão longo.” De repente pensei no cabelo de Shi e então senti um pesar no coração. Vi a pequena figura de Shi correndo na neve. Vi o homem que matei no mundo mortal empurrando Shi para o chão. Me vi carregando o jovem Shi que balançava em meu colo, caminhando ao longo da estrada no mundo mortal. Vi nossas pegadas crescerem juntas na floresta do nevoeiro. Me vi apunhalando Shi. Vi Shi fechando os olhos lentamente. Vi o sangue de Shi no chão. Vi as lótus vermelhas desabrochando cobrindo o chão branco de neve. O lugar cheio de lótus vermelha era quente como a primavera.

Eu disse tudo à vovó; ela olhou para mim e sorriu serenamente. “Ka Suo, Shi deixou um sonho. Ele queria dar isso a você.”

O sonho que vovó me deu era mais realista que o que Xing Jiu havia me dado antes, não sei o motivo, talvez porque é um longo sonho ou porque Shi e eu compartilhamos o mesmo sangue. No sonho de Shi, esqueci minha identidade como Ka Suo, mas somente lembrei de mim como um jovem príncipe do império da neve, Ying Kong Shi.*[1]

Eu sou o segundo príncipe do império da neve, meu nome é Ying Kong Shi. Meu irmão e eu crescemos na floresta do nevoeiro. O nome do meu irmão é Ka Suo, ‘cidade negra’. Meu irmão e eu ficamos 30 anos exilados no mundo mortal. Esses 30 anos foram os dias mais felizes da minha vida. Ele usou sua limitada habilidade de ilusão para manter minha vida no mundo mortal. A primeira vez que meu irmão matou alguém foi por minha causa também. Quando via seu frio e solene rosto me sentia excepcionalmente quente.

Toda vez que começava a nevar, meu irmão me segurava em seus braços, com suas roupas me protegia da neve. Era por isso que eu nunca tinha usado meu escudo mágico para bloquear os flocos de neve; esperava que meu irmão me abraçasse o tempo todo. Mas depois que nós retornamos à Cidade Ren da Neve, ele não me abraçou mais. Perdemos nossa liberdade quando voltamos para a cidade. Mas me lembro que meu irmão disse uma vez que aquilo que ele mais amava em toda a sua vida era eu e a liberdade.

Sempre o vi sentado no telhado sozinho observando as estrelas, olhando para a neve caindo. Me sentia triste cada vez que via sua figura solitária no telhado. Especialmente depois da morte de Li Luo, ele nunca mais sorriu. No passado, ele sempre olhava para mim com seus dentes brancos perolados e seus longos cabelos soltos cobrindo seu rosto.

Porque ele tem que ser um rei, Li Luo deve morrer. Ele nem mesmo resistiu. Mas eu sabia que seu coração estava chorando. Ele me disse que nunca quis ser um rei, o que ele queria fazer era morar na montanha mágica da neve e desfrutar dessa liberdade com vinho e canções.

Eu fiz um juramento; Devo dar liberdade a Ka Suo, mesmo que fosse para sacrificar tudo, então tenho que me tornar o rei. Com o poder que tenho, sou capaz de dar a liberdade que ele queria. Eu sei que este é um movimento destrutivo e até mesmo Ka Suo nunca concordaria, mas não poderia me importar menos. Fa Ta, Lan Sang, o meu palácio Céu ilusório não eram nada para mim, apenas a felicidade de Ka Suo era a única convicção em minha vida. Desde o dia em que eu sou capaz de me lembrar ele se tornou o único deus em meu coração.

Quando meu irmão me apunhalou me senti extremamente abatido, não por causa da minha vida acabando, mas porque eu ainda não podia dar a ele a liberdade que desejava. Ele ainda estava preso pelas responsabilidades de um rei. No momento em que caí ele me abraçou mais uma vez. Esta foi sua primeira vez me abraçando desde o nosso regresso, então sorri feliz. Eu queria dizer a ele "Ge, por favor, voe livremente." Mas não consegui terminar minhas palavras. Vi que seus cabelos, ombros e rosto estavam cobertos de neve, estava com medo que ele pudesse sentir frio, então, girando meu dedo indicador para cima, entoando o feitiço, transformei meu sangue em lótus vermelhos ardentes cercando-o.

"Ge, por favor, seja livre ..."

Quando acordei do sonho, lágrimas corriam pelo meu rosto incontrolavelmente. Pulei para abraçar a vovó no momento em que vi seu rosto e chorei em voz alta.

No momento em que a abracei, acidentalmente acertei seus cabelos brancos prateados que caíram, espalhando-se por todo o chão. Nunca vi um cabelo tão longo na minha vida.

Ela apenas sorriu e então ouvi uma voz calma vinda por trás. "Ela é a ilusionista superior do Império da Neve. Ela é a mãe de seu bisavô e também a melhor  astróloga. É por isso que ela pode lhe dar o melhor cenário de sonho."

Eu me virei para ver Xing Jiu de branco. Ele sorriu e disse para mim. "Venha comigo. Vou levá-lo a um lugar e te dar outro sonho de Shi, que é seu sonho também" Ele continuou. "Antes de partir, ele me disse que se um dia morresse, você deve ter sido quem o matou porque você é o único que pode matá-lo facilmente. Ele instruiu-me a passar todo o seu poder espiritual para você após a sua morte e dar-lhe este último sonho dele."

Minha mão se aproximou para tocar meu longo cabelo sem falar uma palavra.

Xing Jiu me trouxe para a margem do Mar de Gelo que parecia tão familiar para mim. Penhascos escuros, ondas brancas, espumas borbulhantes e os pássaros da neve voando.

"Xing Jiu, o que é esse lugar?"

"Alto mar. O lugar na minha pintura."

“Por que você me trouxe aqui?”

“Para lhe contar sobre sua vida passada.”

"Qual é a minha vida passada?"

"Entre neste sonho e veja você mesmo."

Entrei no sonho que Xing Jiu me deu, e eu ainda estava em pé na praia, mas Xing Jiu não estava mais lá. Olhei ao redor sem rumo, então vi o enorme Lian Qiu Shi, uma rocha escura e resistente na beira da costa. Quando me aproximei, vi uma pessoa amarrada à rocha. Seu cabelo bagunçado tremulava na brisa do mar e ele parecia exatamente com o meu pai. Em seu ombro, havia um enorme pássaro da neve...

“Pássaro, você sabe o que eu mais quero?” Eu ouvi aquela pessoa dizendo.

“A verdade é que a liberdade é tudo o que eu quero. Eu quero empurrar a pedra para baixo, mesmo se eu fosse cair no mar em pedaços, eu só não quero ser aprisionado e perder a minha liberdade."

Aquela pessoa parou por um momento e riu, sacudiu a cabeça e disse. "Qual é o motivo de te dizer? Você nem vai entender." Ele olhou para o pássaro da neve e disse. "Pássaro, você sabe? Eu gostaria de poder me tornar o príncipe do Império da Neve na minha próxima vida. Eu não quero ser um rei, mas sendo um príncipe, posso ter o poder superior necessário para me conceder a liberdade que eu desejo. A liberdade é o que eu mais queria na minha próxima vida.”

O pássaro da neve voou de repente para o céu, então começou a mergulhar em direção ao pedaço de pedra e bateu na rocha repetidamente. No final morreu sobre ela, o sangue salpicado sobre a superfície preta, assim como o lótus de fogo vermelho brilhante florescendo nela. E as correntes que amarravam o homem se quebraram; O homem soltou um sorriso e caiu do penhasco, em direção ao oceano feroz.

Então  voltei e vi Xing Jiu novamente; A brisa do mar soprava contra o seu manto branco.

Ele ergueu a mão direita para o alto e segui a direção onde seu dedo estava apontando. Era a enorme rocha negra.

Toquei a mancha de sangue na rocha. O sangue quase desapareceu apenas um pouco dele, seco, deixado entre as fendas que permaneceria lá para sempre.

"Ka Suo, esse feiticeiro foi preso por violar um tabu e essa era na verdade sua vida passada."

"Xing Jiu, você disse que este é um sonho que Shi lhe deu. Então onde está Shi?”

"Ele também está no sonho. Ele é o pássaro da neve que morreu por sua causa.”

De repente senti uma dor aguda em meu peito, abri minha boca e vi o sangue branco reluzente escorrendo de mim. Gota após gota, tocando a costa negra e logo foi coberta por lótus vermelhas florescidas. Um gigante pássaro da neve voou pelo céu. Quando olhei para cima, ele soltou um grito e voou mais alto.

"Ge, por favor, seja livre...”


[1] *somente lembrei de mim como um jovem príncipe do império da neve, Ying Kong Shi. Não é erro da tradução ele quer dizer que, no sonho, ele entrou no corpo de Shi e viu as coisas pela perspectiva do irmão. N.R.

3 comentários:

  1. Mana, ler isso e lembrar de Ài Rú Ying foi muita sacanagem... tenho até medo de continuar lendo porque esse último sonho me dá a resposta que eu não queria... queria saber o que os asiáticos tem contra finais felizes... vixi! Vou chorar um rio aqui!
    Apesar de tudo, Shi continua sendo encantador... e saber o seu destino só serve pra me deixar mais inconsolável! Não é justo. O amor que ele tem por Ka Suo deveria ser o bastante para salvá-lo. Simplesmente não é justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ToT, eu sei! Quando eu traduzir esse capitulo não consegui me controlar, chorei muito, foi muito muito triste, infelizmente eu tenho que te avisar, o livro está sendo bem mais trágico que o drama!! Quando eu li o trecho de Li Luo e até da Lan Sang(no drama eu achava ela uma chata) eu percebi que ia ser mais triste. Asiáticos gostam muito de finais tristes, estou até calejada, quando o final é feliz eu fico até surpresa, é claro nos dramas épicos!

      Excluir
    2. Ah, mana, não diz uma coisa dessa? Mais trágico que o drama??? Quer me matar?! Eu tenho um coração fraco...

      Excluir