quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Capítulo 1 - O Passado SD

Sound of the Desert 


Capítulo 1

Os dias passam tão rápidos quanto os ventos noturnos do deserto, um momento se transforma em um milhão de milhas. Esse era para ser um breve descanso após ser ferida, mas a grama das planícies já murcharam três vezes e as folhas na floresta Hu Yang caíram três vezes também. Três anos, mais de mil dias e noites, acompanhando a alcatéia de lobos errantes que vão do norte do deserto até o sul e depois voltam do sul para o norte. Dentro desse jogo alegre, eu nunca deixei a alcatéia, os seis anos que se passaram com papai parecem ter sido enterrado sob a areia amarela. Mas isso é apenas aparente.
Na noite escura, quando tudo está silencioso, próximo do fogo eu sentei com meu irmão lobo. Ele estava profundamente adormecido, mas eu não sentia sono algum. Durante o dia, eu vislumbrei o exército de Xiang Nu, a primeira vez em três anos. Inesperadamente, sob os cascos trovejantes dos cavalos, despertou o passado enterrado dentro de mim anos atrás.

Nove anos atrás, deserto de Xi Yu.
Uma pessoa está no deserto, eu olhei fixamente em seus olhos, ele olhou de volta para mim. Um lagarto rasteja em seu rosto, porém ele não se move, eu curiosamente usei minhas mãos para acertar seu rosto, ele ainda não se moveu, mas o canto de sua boca se moveu, como se sorrisse.
Eu investiguei desde o sol raiar, até o sol se pôr, finalmente percebi o motivo dele não se mover, estava morrendo de sede.
Mesmo hoje eu não entendo o motivo de tê-lo salvo? Por que eu dei a ele a ovelha que trabalhei tão duro para capturar? Por que eu encontrei para mim um papai? Isso porque seus olhos tinham algo que me eram familiares, mas ainda também desconhecido? Depois de dar a ele sangue fresco, ele retomou suas forças e então fez aquilo que é proverbial das pessoas fazerem - Metaforicamente me esfaqueou pelas costas − ele usou uma corda para me segurar e me levou embora do deserto de Gobi onde eu vivi com a alcatéia de lobos, me trazendo para viver em tendas, onde humanos vivem.
Ele bebeu o sangue fresco da ovelha, mas me proibiu de beber sangue ou comer carne crua. Ele me forçou a andar de pé, me forçou a aprender a falar como ele, me forçou a o chamar de “Papai”. Por causa disso eu brigava frequentemente, mas ele nunca se assustava. Depois de toda a briga eu tentava fugir, e então ele me capturava de volta.
A tortura era difícil de aguentar. Eu não sabia o motivo dele me tratar dessa maneira. Por que me forçar a ser como um humano? O que havia de errado em ser um lobo?
− Eu sou uma humana, não um lobo, então eu somente posso viver como um humano – ele me dizia, tentando me convencer.
Depois que eu comecei a escrever, entendi um pouco do meu passado. Eu era uma órfã perdida ou abandonada que foi criada por uma alcatéia de lobos, que me trataram como um bebê lobo, mas ele está tentando me transformar de volta em um humano.
− Não vou pentear mais! − Eu gritei e joguei o pente no chão.
Eu estava tão zangada, e queria jogar para fora de alguma maneira. Meus braços estão cansados e meu cabelo ainda estava uma bagunça − não posso fazer uma simples trança − Inicialmente eu estava ansiosa para ver o quão bonita apareceria na margem do rio, mas meu cabelo sempre bagunçado me deixou somente cheia de frustrações.
Um dia brilhante e claro, havia apenas uma vaca média nas margens do rio, bebendo água. Eu olhei para a vaca negra e depois caminhei para detrás dela, dando um enorme chute no seu flanco com a esperança de a empurrar na água. A vaca mugiu, mas não se moveu, eu não desisti com isso, então eu chutei novamente, resultando em um movimento de uma cauda e uma cabeça virada para olhar para mim, percebi que algo estava errado. Encontrei a saída errada para as minhas frustrações, a vaca era uma pedra, e eu um ovo.
Eu decidi soltar um uivo, esperando a assustar. Normalmente quando faço isso os cavalos e ovelhas fogem assustadas, mas a vaca se virou e apontou os chifres para mim, furiosa. Quando começou a se mover, eu me virei e corri gritando assustada, finalmente entendi o motivo das pessoas falarem normalmente “Temperamento de touro” quando repreendemos pessoas teimosas, senti minha traseira se machucando, mas eu não tive tempo para me preocupar, me virei para esquerda e depois para direita…
− Irmã Vaca, eu estava errada, por favor, pare de me perseguir. Eu nunca ousaria a chutar novamente, só vou pegar a ovelha a partir de agora.
Eu estava exausta, mas a vaca continuava a me perseguir.
− Vaca estúpida, eu estou te avisando, não pense que eu sou apenas um lobo solitário agora, eu tenho muitos companheiros. Quando encontrar meus companheiros, nós comeremos você. – Disse, mas as minhas ameaças não funcionam, fazendo com que começasse a chorar enquanto continuava correndo.
− Se você...me… machucar… meu… meu papai irá te cozinhar, então por favor… pare de perseguir…. me perseguir. – Disse sem ar.
Minhas palavras parecem ter funcionado, então como duas pessoas chegaram, um deles era o meu Papa. Eu corri para ele, foi a primeira vez que me viu tentando alcançá-lo com as minhas mãos para um abraço. Ele me agarrou antes de perceber que a vaca estava perto de nós. Era muito tarde para fugir, quando o outro homem de repente ficou na frente do papai e encarou a vaca.
Eu arregalei os olhos vendo como a vaca o atacou, mas com rápidos reflexos, segurou o chifre da vaca e a imobilizou. A vaca o tentou empurrar para frente, mas o homem se manteve no chão - se fosse um lobo, ele seria o líder da alcatéia.
Papa me segurou e me deixou ao lado. Ele cumprimentou o homem sorrindo.
– Frequentemente ouvia sobre o título de meu lorde como o guerreiro número um da tribo Xiong Nu, mas somente agora sei que é uma honra bem merecida.
– Apenas usei um pouco de músculo para derrotar uma vaca pequena – disse o jovem sorrindo – Como pode competir com o vasto conhecimento do Professor?
O jovem observava como eu lutava para ficar fora dos braços do papai.
– Tudo o que sei são os conhecimentos mortos dos livros – disse papai – meu Senhor já aprendeu mais do mundo.
Eu andei para o jovem e chutei a vaca
– Me perseguindo? E agora, ainda quer me perseguir? – Disse enquanto andava para próximo do jovem para chutar a vaca – hein, hein? A chuto duas vezes, por me perseguir até quase a morte.
A vaca domesticada começou a se mexer e papai me agarrou novamente, pedindo desculpas ao jovem.
– Esta é minha pequena menina. Ela tem um temperamento obstinado. Desculpas por criar problemas para o meu Senhor.
            Quando papai queria que me curvasse, ficava de pé e me olhava, mas por outro lado, eu era muito jovem para avaliar a aparência de uma pessoa, encarar alguém que era bonito era algo que eu poderia facilmente fazer. Eu olhei por um longo tempo antes de deixar escapar.
– Você é tão bonito. Você é o homem mais bonito de toda a tribo Xiong Nu? Mas Yu Dan também é bonito. Eu me pergunto se ele crescer como você, será tão bonito?
            Ele tossiu levemente duas vezes e com um pequeno sorriso, esgueirou um olhar rápido para papai. Ele se virou para cuidar da vaca, enquanto papai rapidamente pediu desculpas por não me ensinar os costumes adequados. Ele deixou a vaca ir e se virou para ver papai cobrindo minha boca com uma mão enquanto me restringia com a outra, enquanto eu tentava o chutar.
– Isso certamente é mais difícil do que domesticar uma vaca furiosa – disse ele enquanto lançava um olhar compreensivo para o Papa.
Como se atreve a me comparar com uma vaca! Olhei para ele o que só o fez rir.
– Uma vez que o professor arrumou as coisas, eu vou ir embora – disse ele ao papai.
Quando que ele partiu, papai me arrastou de volta para a barraca. Eu pensei que iria me chicotear como eu via os pais fazerem com as crianças aqui nas planícies. Mas, em vez disso, tirou um pente e me fez sentar.
– Cabelo voando por toda parte. O Senhor talvez não seja o melhor homem da tribo Xiong Nu, mas agora você certamente é a garota mais feia das planícies.          
Eu imediatamente me acalmei e olhei no espelho.
– Mais feia do que a velha avó que perdeu todos os dentes que vimos alguns dias atrás?
– Sim.
– Mais feio do que a gorda que mal podia andar?
– Sim.
Eu olhei para mim mesma no espelho, coberta de sujeira, cabelo desarrumado, tão magra como poderia ser. A única coisa agradável era um par de olhos brilhantes.
Papai lavou meu rosto e fez uma trança em meus cabelos.
– Vamos trançar duas tranças. Eu farei uma e você depois de aprender, faça a outra. Quando terminarmos, você será a garota mais bonita que eu já vi.


            As brasas começaram a estourar, me acordando. O irmão Lobo espreguiçou e depois caiu. Eu acertei as costas e deixei minha mente voltar do passado. Naquele ano eu tinha talvez 7 ou 8 anos e havia começado a viver com papai por um ano. Esse foi o dia em que aprendi a trançar meu cabelo e também foi o dia em que conheci Yi Zhi Xie. Um bom amigo do meu papai, o tio do Príncipe Herdeiro Yu Dan, o irmão mais novo do Shan Yu[1]. Porque ele muitas vezes veio ver papai, ficamos muito familiarizados um com o outro, ele costumava me levar todas as vezes para caçar.


Papai não me deixará assistir o banquete ao menos que eu memorize o "Manual do Estado". Mastiguei minhas unhas e perguntei a Papai o motivo dele não apenas ensinar Yu Dan, já que ele é o seu aluno. Ou que só tenha Yi Zhi Xie memorizado, o que ele adoraria porque ele ama ler livros Han. Eu só gosto de caçar, papai olhou para mim, então eu disse:
– Yu Dan não me pediu para dirigir a ele como Príncipe Herdeiro. E Yi Zhi Xie diz que posso abordá-lo pelo seu nome. Então por que não posso?
Papa suspirou e me explicou que estas são as restrições deste mundo. Eles podem me chamar diretamente, mas eu preciso falar com eles respeitosamente. Na alcatéia, pequenos lobos também precisam respeitar os lobos mais velhos, Yu Dan é 4 a 5 anos mais velho do que eu, e Yi Zhi Xie tem 7 a 8 anos a mais, eu preciso respeitá-los.
Eu percebi que o que ele dizia fazia sentido nesta altura, então concordei em me dirigir a eles como Príncipe Herdeiro e meu Senhor. Mas ainda não queria memorizar o livro hoje, queria assistir o banquete e comer carne de cordeiro assada, papai tirou minha mão que estava na boca e a limpou.
– Você tem quase 10 anos, mas se recusa a crescer. Seu Senhor já estava no campo de batalha quando tinha a sua idade.
Eu me gabava de que ele não podia me vencer quando perseguiamos os coelhos juntos. Mas me lembrei da minha promessa e fechei a boca.
– Eu prometi que não contaria caso contrário ele não vai me levar para brincar mais. Por favor, não deixe que ele saiba.
Papai sorriu e trouxe o "Manual de Estado". Eu chamei ele de malvado e tentei memorizar.
Papai foi chamado pelo Dan Yu, e imediatamente eu corri para fora brincar. Encontrei Yi Zhi Xie sentado na encosta então me aproximei nas pontas dos pés para o assustar. Quando cheguei perto, ele de repente se lançou e me agarrou, me assustando, eu ri e o segurei pelo pescoço.
– Yi...meu senhor, por que você está aqui? Eu ouvi que você vai se casar e o banquete desta noite é para você.
Yi Zhi Xie me segurou no colo, perguntando se meu papai me falava sobre os costumes adequados, sempre esquecendo que o Xiong Nu não se importa com tais formalidades. Ele confirmou que estava recebendo uma esposa, olhei para o seu rosto e perguntei o motivo dele não estar feliz?
– Ela não é a única filha de um grande general e todos a querem? Se Yu Dan não fosse tão jovem, o Shan Yu certamente teria casado os dois.
– Garota boba, beleza não é tudo. Não estou feliz nem infeliz – disse ele sorrindo.
– Papa diz que um casal passa toda a vida juntos. Eu quero alguém de boa aparência quando me casar. – Olhei seu rosto esculpido cuidadosamente.
– Pelo menos não pode ser alguém pior do que você.
Yi Zhi Xie riu e tocou minhas bochechas:
– Quantos anos você tem e já está com comichão para deixar seu pai?
Meu sorriso congelou, ele e Yu Dan sabem quantos anos eles têm, mas eu não. Provavelmente tenho 9 ou 10 anos no momento, mas não há como ter certeza. Yi Zhi Xie acha que é uma coisa boa, o que os outros não têm controle, eu posso escolher para mim. Fiquei entusiasmada.
– Sim, sim, posso decidir quantos anos eu tenho! Eu quero ter 10, então posso fazer Mu Da Duo me chamar de irmã mais velha.
Ele sorriu e acariciou minha cabeça, se virando para olhar o longe. Eu queria ir caçar coelhos, mas ele não concordou prontamente como antes. Perguntei o que ele estava olhando, mas em vez de responder ele me perguntou o que tinha além do Sudeste.
Eu nomeei as ovelhas, as montanhas, o deserto de Gobi e, finalmente, o reino Han, terra natal do papai, que disse que é muito bonito. Yi Zhi Xie observou que as terras de Xiong Nu também são bastante bonitas. Enquanto a dinastia Han não tem nada especial, o atual imperador Han é alguém especial, me perguntei se ele era mais bonito que Yi Zhi Xie?
Yi Zhi Xie lamentou ter nascido alguns anos tarde, ele agora só pode assistir a dinastia Han continuar a se expandir, pouco a pouco, invadindo cada vez mais as terras Xiong Nu. O general Wei Qing já é uma dor de cabeça. Se surgirem alguns generais mais poderosos, com o poder do atual imperador, a tribo Xiong Nu pode ser eliminada um dia.
Olhei para o leste e me voltei para ele, não disse nada, somente coloquei minha mão na boca para roer minhas unhas. Eu olhei para ele enquanto ligeiramente tocava meus olhos e suas mãos pararam nos meus lábios. Enquanto sorria disse:
– Espero que daqui alguns anos, você entenda o que estou dizendo, e que ainda estará disposta a se sentar ao meu lado e me ouvir falar.
Ele pegou a minha mão e a limpou com a manga, por fim, me empurrou e disse:
– Eu tenho que voltar para me preparar para o banquete da noite.
Eu decidi ir encontrar Yu Dan para assistir à competição de tiro com arco desta tarde, na esperança de não me encontrar com papai.


Eu segurei um prato com uma cabeça de cordeiro e ajoelhei ante a Yi Zhi Xie. De alguma forma, minhas ações transformaram o antigo banquete alegre em um silêncio total. O Shan Yu fingiu sorrir, papai parecia despedaçado, Yu Dan parecia chateado e, finalmente, olho para Yi Zhi Xie. Suas sobrancelhas se apertaram por um segundo antes que seu rosto de repente ficasse inexpressivo, porém seus olhos estavam quentes. Minhas mãos que estavam tremendo pararam sob os olhos de todos em mim.
Yi Zhi Xie explicou que nunca vi o poder do Shan Yu em ação, então é claro que vou assumir que um pequeno falcão é uma grande águia. Ele anuncia que o maior herói do Xiong Nu hoje é certamente Yu Dan, que não perdeu um único alvo na competição de tiro com arco de hoje. Ele tira o prato de cordeiro de mim, me dá uma piscadela e se ajoelha diante de Yu Dan. Ele abaixa a cabeça e apresenta o prato para ele.
Todos aplaudem e riem, felicitando Yu Dan por ter a proeza como um jovem Dan Yu fez. Todo mundo faz um brinde para ele. Yu Dan, com Yi Zhi Xie ainda ajoelhado diante dele, tira uma faca e corta um pedaço do cordeiro e coloca na sua boca. Do começo ao fim, Yi Zhi Xie se ajoelha humildemente diante dele com a cabeça inclinada.  Shan Yu finalmente sorri e vai ajudar Yi Zhi Xie a se levantar. Os dois compartilham um brinde.
Eu era a única que não sorria durante todo o processo. Eu estava me encolhendo ao lado de papai, observando algo que eu não entendia completamente. Se não fosse por minha irreflexão, Yi Zhi Xie não teria que se ajoelhar diante de todos, inclinar a cabeça para alguém mais novo e menor que ele.
            Papa me animou, dizendo para ir memorizar o "Manual de Estado" e entender o que fiz hoje de mal para aprender a evitar tais ações no futuro. Ele pensa que falhou ao me ensinar.


Eu não sei como montar, então eu não posso ir longe para brincar. As únicas duas pessoas que ousavam desobedecer às ordens de papai e me levar para brincar, um que eu estou evitando porque fiz algo errado com ele, o outro está bravo comigo e não vai me encontrar.
Eu vi Yu Dan pelas margens do rio e o ignorei para ir brincar do outro lado. Ele me avisou para ficar longe das margens no caso de cair, desde que eu não sei nadar, por isso, entrei no rio com alguns passos, atraindo Yu Dan para tentar o irritar.
– Só porque você tem medo e não pode nadar, eu não tenho medo – gritei.
            – Eu sou o único que deveria estar irritado, mas você que está gritando comigo – Yu Dan riu.
            Me lembrei do que aconteceu naquele dia e senti uma certa culpa. Yu Dan me selecionou para presentear a cabeça do cordeiro. Mas ao invés de presentear a Shan Yu, eu o dei a Yi Zhi Xie. Isso perturbou o Shan Yu e causou problemas para o meu herói. Abaixei a cabeça e não falei nada.
            – Se você não estiver mais nervosa, vamos brincar – disse Yu Dan enquanto agarrava minha mão.
            Eu parei de sorrir mas assentir com a cabeça. Demos as mãos e começamos a correr.


            Quando eu tinha 10 anos, por causa de Yi Zhi Xie, foi a primeira vez que eu entendi os livros que Papa me fez memorizar todos os dias. A primeira vez observando Shan Yu, Yi Zhi Xie e Yu Dan, eu comecei a perceber que eles eram próximos do Kin, mas também poderiam, um dia, se tornar o que os livros Han chamavam de Kin matando Kin.


            A esposa de Yi Zhi Xie penteou o seu cabelo e perguntou ao seu marido se ele gostou do novo estilo Han. Yi Zhi Xie colocou uma flor no seu novo penteado assim como no comprimento do cabelo, isso a fez corar. Eu franzi minhas sobrancelhas e suspirei, enquanto me virava para sair. De repente a voz feminina chamou.
            – Quem está aí?
            – Yu Jin, entre! – Yi Zhi Xie chamou.
            Eu fiquei em pé do lado de fora até que fosse capaz de forçar uma expressão de felicidade antes de entrar na tenda. Eu me curvei para a sua esposa, o que causou uma onda de choque no rosto de Yi Zhi Xie. Ela perguntou como ele sabia que era eu que estava do lado de fora.
            – Ela é a única que vai de tenda em tenda, os soldados a veem e não se importam, quem além dela pode ouvir do lado de fora?
            Ela me convidou para visitar a esposa de Shan Yu para aprender novos penteados Hans e outras coisas divertidas. Eu recusei, alegando que não tenho talento para aprender tais habilidades, preferindo somente caçar coelhos. Ela sorriu e apertou minha bochecha por ser tão doce, depois ter ouvido rumores sobre o meu mau temperamento, ela saiu espalhafatosamente depois de afirmar que Yi Zhi Xie estava ocupado demais para me levar para caçar hoje, depois que saiu eu limpei a mão que ela havia beijado.
            Yi Zhi Xie olhou para mim e balançou sua cabeça com um sorriso. Suspirei e me virei para sair, quando ele se levantou e me pediu para esperar.
            – Eu ainda tenho tempo para caminhar – disse ele segurando minha mão.
            Ele me arrastou enquanto caminhávamos mais alto pelas falésias.
            – Eu não a vejo há muito tempo. Quando vou visitar o seu papai, você não está em nenhum lugar. Você já compensou Yu Dan?
            Eu acenei com a cabeça.
– Vocês dois travaram uma luta? Você deve usar esse ato falso que você acabou de colocar com Yu Dan. Tenho certeza que você vai ficar feliz com todos ele – disse Yi Zhi Xie me provocando.
Eu pensei comigo mesmo − todo mundo sabe como amar a sua esposa após o casamento, eu não quero que você esteja em um vínculo, então eu propositadamente sou gentil com ela, mas por que você está assim? É verdade que você é gentil com ela porque o seu pai detém o controle sobre o exército? Ou para fazê-la feliz, você não se importa com o que costumava gostar.
– Você também é falso, sei que você não gosta dos penteados de Han, mas mentir é o que você faz.
            Ele se sentou e me puxou para que me sentasse ao seu lado. Ele olhou para mim por um tempo e suspirou.
– Yu Jin, você está começando a crescer.
Eu segurei meus joelhos e também suspirei.
– Você realmente sofreu essa noite? Foi tudo minha culpa. Eu escutei meu papai e comecei a refletir.
Yi Zhi Xie olhou ao longe com um pequeno sorriso, sem responder se ele estava machucado ou não. Olhei para o seu perfil, tentando descobrir isso.
            – Por que você não brigou com Yu Dan dessa vez?
            Me recusei a responder.
            – Por que você está tão desapontada de repente?
            Eu mordi os meus lábios.
            – Yu Dan me disse que você somente me leva para brincar por causa do meu papai, isso é verdade?
            Ele abaixou a cabeça e começou a rir, enquanto eu olhei ansiosamente pela a sua resposta.
            Ele continuou a rir, eu comecei a ficar enfurecida, então tossiu para tentar se controlar. Ele olhou para mim durante um bom tempo antes de abaixar a cabeça e sussurrar no meu ouvido.
            – É por causa dos seus olhos.
            Quando ele olhou para mim, seu olhar era tão atento, como tudo o que ele escondeu dentro de si mesmo. Foi intenso, mas não entendi.
            Meus olhos? Eu desconfiadamente os esfreguei e pensei sobre isso. Mas eu ainda não entendia. Mas pelo menos, a preocupação em meu coração foi aliviada. Eu ri, desde que não seja por causa de papai. Tudo o que quero é alguém que seja legal comigo por causa de mim.


            Meu coração apertou, suspirando enquanto colocava meu rosto nos meus joelhos – Yu Jin, sua estúpida! – Yi Zhi Xie podia cortejar sua esposa, por que ele não pode fazer o mesmo comigo, somente para me deixar feliz? Talvez Yu Dan estivesse certo e eu somente me recusei a escutá−lo. Papai também confiou estupidamente em Yi Zhi Xie, acontece que o áspero temperado Yu Dan foi o mais claro entre todos – Yu Dan... Yu Dan… – a lua está abaixando como as brasas do fogo. Olhando para as chamas vermelhas que não são mais tão quentes, era como o sol, naquele dia, em que Yu Dan me levou a cavar ninhos de pássaros.


            Eu listei todos os livros que Papa queria que eu memorizasse – Como posso memorizar tudo isso mesmo durante toda a vida? Por que eu preciso passar meus dias memorizando essas coisas sobre políticas judiciais e guerras? – Yu Dan veio me procurar e eu rapidamente derrubei meu livro e sai da tenda, perguntando aonde ele me levaria para brincar. Me lembrei muito tarde e fiz um gesto formal, Yu Dan me bateu na cabeça e me lembrou que eles não aderem a tais gestos formais, como as pessoas Han fazem, ele não quer que eu aprenda com papai e me torne uma mulher tola, eu o acertei na cabeça, para o lembrar que sua mãe é uma mulher Han, então isso a torna tola?
            Yu Dan segurou minha mão e nós corremos. Ele a considera uma Xiong Nu, já que se casou com um homem Xiong Nu. Ele me colocou no cavalo e nós montamos juntos, ele se perguntava porque papai não me permitia aprender a montar. Agora papai provavelmente pensa que é melhor gastar meu tempo lendo.
            – Meu nobre pai disse que eu posso casar no próximo ano e me perguntou se eu gosto da filha de algum lorde. Eu quero pedir a ele que você seja minha rainha – disse Yu Dan sorrindo.
            Eu balancei a cabeça.
            – Não. Quando eu crescer e aprender mais habilidade em artes marciais, eu quero viajar o mundo. Além disso, o Shan Yu e meu papai, certamente, não concordaram em me deixar casar com você. Você é o príncipe herdeiro, e será o Shan Yu um dia, a filha desse lorde é adequada para ser a sua esposa.
            Yu Dan parou o cavalo e me tirou dele.
            – Eu posso implorar para meu nobre pai, quando me casar com você, você será a rainha de Xiong Nu e pode ir aonde quiser, ninguém poderá lhe impedir e ninguém forçará você a estudar.
            Eu conto com o fato que a sua mãe nunca viajou e não parece sorrir muito ou particularmente feliz. Os livros Han dizem que apesar de ser o soberano, não pode fazer o que deseja. Yu Dan grita que as pessoas são tolas e que ele fará o que deseja.
            Eu perguntei se ele acha que Yi Zhi Xie é tolo, porque ele falou sobre um homem que aprendeu a suportar os caprichos da vida. Yu Dan olhou para mim e depois se agachou, murmurando
– Yi Zhi Xie, Yi Zhi Xie, humph! – Bufou Yu Dan – Por que todos vocês o elogiam? Ele é esperto, forte, corajoso...
Eu ri e o provoquei por ter ciúmes.
– O que eu tenho para ter ciúmes? Um dia ele se curvará sempre que me ver – disse com um sorriso frio.
            Eu me surpreendi e segurei a sua mão
            – Por favor não fique bravo, não disse que ele era melhor que você, ele tem seus pontos fortes e você os seus. Agora, você não é nada menos do que ele, e no futuro você certamente irá superá-lo.
            A raiva de Yu Dan se tornou um sorriso.
            – Vamos parar de falar sobre ele, eu a trouxe aqui para brincar e não para discutir sobre ele.
            Nós atravessamos os arbustos sem fazer barulho, quando ouvimos um som próximo, nós vimos algo que nos impediu de continuar, era a mãe de Yu Dan e papai, sentada um ao lado do outro, os rostos pálidos, com a mãe de Yu Dan chorando, ela inclinou a cabeça no ombro de papai e continuou a chorar. Eu queria perguntar o motivo dela não está chorando ao Shan Yu, mas Yu Dan agarrou minha mão e tentou me arrastar para longe, Papai ouviu o barulho e então nós mostramos. Papa me deu um olhar triste enquanto a mãe de Yu Dan apenas olhava para nós por alguns momentos antes de se afastar.
Eu pedi para explicar o motivo de todos estarem se olhando e dizer o que está acontecendo. Quando papai abriu a boca para explicar, Yu Dan soltou minha mão e fugiu, então papai pegou a minha mão e me levou embora enquanto eu continuava a incomodá-lo com perguntas sobre o que havia acontecido, ele suspirou, explicando que algo entre um homem e uma mulher não é algo que eu possa entender agora, eu argumentei que, se ele não explicar, nunca vou aprender.
            Papa me levou às margens do lago, onde nos sentamos e explicou que ele e a mãe de Yu Dan se conheciam desde que eram jovens, ela era apenas a filha de um funcionário, enquanto ele era um homem ansioso para se estabelecer, quando perguntei por que ela não se casou com Papa e, em vez disso, se tornou a esposa do Shan Yu. Papa tristemente se perguntou se deveria contar a fundo a circunstância.
            Naquela época, a dinastia Han não podia derrotar ou conquistar Xiong Nu, então eles escolheram o matrimônio, como alternativa para preservar a paz. Mas a família real não queria sacrificar suas próprias princesas, então eles escolheram as mais lindas e talentosas filhas dos oficiais da corte e as coroaram como princesas antes de as casarem em Xiong Nu. Papai explicou que era fraco demais para fugirem, e ela não podia abandonar seus pais para uma grande desonra e traição, então se casou com Shan Yu, que não sabe como a apreciar, então ela estava apenas chorando por seu destino na vida.
            Papa suspirou, desejando que ambos tivessem nascido alguns anos depois, no momento em que o atual imperador Han está no trono, talvez tudo fosse ser diferente. Suas palavras desencadearam na minha memória de dois anos atrás, quando estava sentada com Yi Zhi Xie antes do seu banquete de noivado. Ele desejava ter nascido alguns anos antes, para poder lutar contra o atual imperador Han e determinar um vencedor e um perdedor, em vez de observar os Hans continuarem a expandir seu império dentro das terras de Xiong Nu.
Um queria nascer mais tarde e o outro nascer mais cedo.
            Papai me perguntou se eu entendi e eu respondi sinceramente que tinha entendido metade do assunto, de fato, havia entendido a parte política, mas não entendi o motivo de Yu Dan estar tão louco naquele momento, por isso, prometi ao papai que iria tentar acalmar Yu Dan.
– Papai, ao me fazer ler todos esses livros, é porque você não quer que eu me torne apenas uma flor? – Eu perguntei.
Papa assentiu, ele não sabe se está fazendo o certo, só sabe que a mãe de Yu Dan aprendeu todas as artes femininas, mas continuou a sofrer – Eu prometo papai que nunca serei uma flor mimada – Eu quero ser uma grande árvore forte, para que ninguém possa me fazer sofrer.
– Sua personalidade realmente não é de uma flor – disse Papa enquanto esfregava minha cabeça – Porque você é tão direta, eu quero que você aprenda a pensar com cuidado e observar as pessoas, para aprender a elaborar estratégias ou então, sua teimosia irá a levar a ser incapaz de suportar e de se proteger… preferiria a jogar de volta à alcatéia nesse caso.
            Eu murmurei que não queria ser uma pessoa, mas papai somente riu, isso porque eu já era uma pessoa e não podia mais voltar a ser um lobo.
– Um dia ... quando Yu Dan se torna o Shan Yu, eu o levarei de volta às Planícies Centrais[2] – disse papai, enquanto olhava para a água – Como minha filha, você não pode ficar aqui em Xiong Nu por muito tempo, eu apenas ensinei você a ler e escrever caracteres Han, me recusei a permitir que você aprenda Xiong Nu por esse motivo. Ela... ela se tornará a Rainha viúva e viverá bem, Yu Dan cuidará bem dela.
Me pergunto o motivo dele não se casar com ela então? Ela pode voltar a casar.
– A chance perdida de um momento é a chance perdida de toda a vida. A vida de uma pessoa terá inúmeros casos em que você não poderá voltar e ter outra chance – disse papai suspirando.
Eu continuei a perguntar o motivo de não ter outra chance, mas papai quer que eu volte a perguntar isso somente quando retornamos às Planícies Centrais e eu estiver crescida, ele me puxou para casa para fazer mais lição, caso contrário, não haverá jantar para mim.
Não se passou nem um ano e o atual Shan Yu morreu em um acidente…
De repente, me levanto e respiro profundamente. Olho para o sol que sai do Oriente, então, é que eu ainda não consigo pensar sobre o passado sem sentir uma dor pungente. O passado é como as brasas moribundas no chão, tudo o que resta é poeira negra. Mas se você quiser varrer imediatamente, ainda vai queimar suas mãos, somente espero que um dia esfrie.
            As últimas palavras de papai para mim ainda ressoam em meus ouvidos.
“Yu Jin, papai pede desculpas para você...
Eu pensei que iria a vigiar até se casar e ter filhos, mas agora ... agora papai não pode retornar às Planícies Centrais com você, por isso, deve voltar sozinha. Desta vez você é o coelho e eles são os lobos, você tem que escapar e correr com todas as suas forças, depois de escapar para as planícies centrais, estará segura. Prometa para papai que você viverá bem, não importa o que encontre, você precisa se esforçar para sobreviver e viver tão feliz quanto possível. O único desejo do papai é que você viva bem.”
            O sol felizmente se aproxima e brilha sobre as planícies. Eu viro o rosto para a luz brilhante e brando:
– Papai! Estou bem e muito feliz. Você e a mãe de Yu Dan também precisam ser felizes. E Yu Dan, você também...
Papai nunca me deixou ser um lobo, sempre querendo que eu volte para as Planícies Centrais. Mas eu não preciso escapar para as Planícies Centrais para estar segura, neste vasto território Xi Yu, ninguém pode me pegar hoje. Nem mesmo Yi Zhi Xie, o atual Shan Yu da tribo Xiong Nu.





[1] Líder da tribo Xiong Nu
[2] Território Han

Nenhum comentário:

Postar um comentário